sexta-feira, 24 de novembro de 2017

História da Moda- Crochê


Muito tem se falado em vestidos e até sapatos de crochê, mas o que poucas pessoas sabem é de onde vem esta maravilha!
O crochê é uma palavra medieval tem origem do francês( croké) o termo faz referência a um instrumento de ferro recurvado, ou seja uma espécie de gancho que permitia suspender ou pendurar algo.
No XIX surgiu na frança a expressão broder ou crochet, que significa bordar com gancho.
Mas até os dias de hoje ninguém sabe ao certo de onde e quando o crochê começou, o que se sabe é que o crochê surgiu na Europa e fundamentou algumas teorias. O mais provável que ele teria surgido na Arábia Saudita e chegou à Espanha pelas rotas comercias do Mediterrâneo, também ha indícios posterior da técnica em tribos da America do Sul que usavam adornos de crochê em rituais da puberdade.
Na china bonecas de crochê eram confeccionada na mesma técnica, mas não há evidências concretas de quão antiga é a arte do crochê.
A origem mais provável vem da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas o crochê só começou a ser fortemente conhecido em 1800. Os trabalhos com a técnica do crochê podem ser realizados com qualquer tipo de fio ou material, a depender da peça a ser executada. Existem vários tipos de crochê, a seguir vamos conhecer um pouquinho dessa técnica pelo mundo a começar pelo crochê tunisiano.


O crochê tunisiano é também conhecido como crochê Afegão, possui pontos um pouco diferentes e mais elaborados que no crochê tradicional, e o resultado é um tecido de trama mais fechada deixando o trabalho mais grosso que os demais, por isso ele também é chamado de crochê tricô.
Essa técnica utiliza alguns elementos do tricô a agulha fica com vários pontos presos a ela, ao invés de um só, se fazendo necessário uma agulha própria, chamada de agulha afegã.


O crochê irlandês ou também chamado Irish crochet surgiu enquanto a Irlanda sofria com a crise da fome, entre 1845/1849. Sua população era reduzida de 20% a 25% e, em busca de soluções econômicas o governo irlandês resolveu ensinar, gratuitamente, a quem quisesse aprender, as técnicas do crochê irlandês. A diferença do crochê irlandês pelo crochê comum é que ele fica com características de uma renda, e suas peças são feitas com motivos separadamente, unindo-os ao final com uma correntinha super fina.
O trabalho do crochê irlandês exige tempo, paciência, disposição, afinal, as linhas utilizadas precisam ser extremamente finas, bem como as agulhas.
O crochê irlandês é uma técnica muito minuciosa, pois os motivos mais utilizados são: folhas, flores, arabescos. Todos são feitos separadamente e colocados em cima de um molde para serem unidos pelas correntinhas.


O crochê peruano é uma técnica bonita e muito diferente de ser confeccionado, pois ele também é conhecido como crochê de vassoura ( por utilizar o cabo de uma vassoura) ou crochê de régua (pode ser utilizado uma régua na hora de tecer). É uma técnica super diferente e que pode ser usado na confecção de roupas, bolsas, tapetes, acessórios, etc...
E pra quem pensa que o crochê pode ser usado somente no inverno ou estações mais frescas, se enganou! Sua versatilidade varia de acordo com o ponto escolhido, os fios e linhas, todos esses detalhes aplicados a peça é essencial na hora de compor o look, pois assim sua peça poderá ser usada em qualquer estação do ano.
Para não errar no visual e aderir de vez a moda do crochê, vou dar algumas dicas de como combinar lindas peças e sair por ai causando suspiros. Vamos lá?


Para quem gosta de dar um toque mais glamuroso ao look para sair a noite, pode optar por blusas de crochê que combinam muito bem com calças de couro, mini-saia, calça flare ou saia lápis. Invista em um salto alto e nos acessórios para deixar o look charmoso e elegante.
As blusas de crochê também ficam ótimas para serem usadas no dia a dia, basta agregar ao look uma calça jeans, shorts ou saias, acompanhadas de sapatilhas ou scarpim, claro que tudo vai depender da ocasião onde será usado, se for uma festa, acrescente um lindo colar para deixar seu visual mais estiloso e sofisticado.


Os vestidos de crochê  podem oferecer muitas possibilidades devido à sua versatilidade, permitindo que sejam adaptados para diferentes ocasiões, do dia a dia até mesmo um evento mais formal.
Uma dica muito importante também é atentar para o comprimento das mangas, elas não servem somente para aquecer do frio, como podem também ajudar a valorizar o corpo. Para quem tem braços mais gordinhos, uma manga comprida com ponto bem vazado fica ideal, isso te dará uma expressão mais alongada além de deixar o look mais chique e sofisticado.
A manga curta é uma peça chave para várias ocasiões, porque você pode usar a peça de dia ou a noite acrescentando o acessório certo para compor o estilo.


O crochê também pode ser usado tranquilamente na moda praia, o maiô de crochê é uma peça super glamurosa, valoriza os contornos do seu corpo deixando seu look mais charmoso e sensual. Outra peça fundamental que também não pode falta é a saída de praia, use-a por cima de seu biquíni favorito e complemente com uma rasteirinha estilosa e um lindo chapéu para deixar seu look lindo e sedutor.


Para quem pensa que sapatinhos de crochê é só para bebês ou crianças pequenas, se enganou! Eles fizeram a cabeça ou melhor os pés da mulherada na década de 70 e foi uma tendência da moda em 2016. E não para por aí não, ele continua fazendo sucesso e cada dia mais com modelos mais lindos e estilosos que podem ser combinados com lindas bolsas para deixar seu look cada vez mais charmoso e delicado.
Então, com tantas dicas assim, fica impossível você não arrasar usando aquela blusa, saia, vestido ou acessórios de crochê. Perca o medo e use e abuse dessa técnica maravilhosa!!!!!

8 comentários:

  1. Elaine, parabéns! Minha mãe vivia com o crochê nas mãos. Quando faleceu, descobrimos uma enormidade de "amostras de crochê" (nomenclatura que ela deu) em diversos cadernos onde anotava o passo a passo dos pontos e alfinetava uma amostrinha da trama, com o fio respectivo mais conveniente ao tipo de ponto. Assim, aprendi a gostar, e até hoje, igual a ela usava, tenho as cortinas dos nossos quartos do casal tanto em meu apartamento residencial como em casa de praia, cortinas de crochê. As do apartamento são lindas com motivos florais e cheias de pássaros. Tua postagem "dá um banho" - há crochê que nunca vi nem imaginava que existisse, como o irlandês - que coisa maravilhosa!... Minha gratidão pela visita e termos elogiosos em meu espaço modesto. Grande abraço, amiga. Tudo de bom, querida! Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laerte, que felicidade eu sinto neste momento com suas palavras, não consigo deixar de expressar a emoção que invade minha alma ao saber da linda história de sua mãe, que como eu se deixa levar pela bela arte de tecer crochê. E me emociona saber que ela deixou em você o gosto por esta arte maravilhosa. É muito bom compartilhar esta emoção com você e me faz lembrar de quando eu era bem pequena comecei me apaixonar por artesanato, costura, pinturas porque minha mãe fazia, hoje ela não faz mais e eu continuei, devo confessar que sou muito feliz por ter a oportunidade de aprender com ela tudo de bom que hoje sei. Obrigado pela adorável visita e pelas palavras de carinho. Receba um abraço forte de quem muito admira o seu trabalho, sua grande amiga Elaine.

      Excluir
  2. Amei ! Adoro vestidos crochê e lindos parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Veronica boa noite, em primeiro lugar quero agradecer o carinho e respeito que tem com o meu trabalho e meu blog, ele foi editado pensando exatamente como seria a reação de cada leitor, confesso que fique encantada e muito agradecida pelos comentários elogiosos que o blog vem recebendo, tudo é feito com muito carinho e dedicação pois sou uma mulher que amo o mundo da moda e já trabalho a muitos anos neste ramo, colhi muitas experiências interessantes para levar até meus leitores, continue com a gente, que tem muita coisa legal pela frente. Receba o abraço carinhoso de sua amiga ELAINE.

      Excluir
  3. Elaine, tão boa tua companhia!... Não postastes mais. Tens outro blog? Abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu querido Laerte! Obrigada por este carinho que me deixa muito emocionada. Também senti sua falta. Tenho trabalhado muito em meus projetos e lançamentos de confecções para o inverno, por isso estou ausente, mas continuo com este blog não tenho outro, por favor, continue aqui comigo, em breve tenho novidades para publicar, me aguarde! Sua presença é muito importante. Admiro seu trabalho e adoro suas poesias que me deixam encantada, ler suas lindas palavras é sempre um prazer. Deixo-te um abraço forte e um grande beijo neste lindo coração querido Laerte. Muitas felicidades e sucesso sempre, beijinhos de sua Fã e admiradora. Elaine.

      Excluir
  4. Elaine, meus agradecimentos por palavras tão afetuosas! Sua magnanimidade de coração dá-te essa tamanha generosidade. Deixo meu penhor de estima e admiração a ti e ao teu espaço. Gostaria de te ver seguindo meu blog http://silolirico.blogspot.com.br/ pois assim ficaria mais fácil de eu entrar no teu G+ onde parece que postas de vez em quando. Tudo de bom, amiga! Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu doce amigo Laerte! Que prazer imenso tenho em receber seus comentários e elogios que me deixa profundamente emocionada, só tenho a agradecer meu querido pelo carinho. Me desculpe por minha dispersão em te seguir mas confesso que deixei passar por despercebido sem querer este detalhe tão importante para meu blog também, mas já estou seguindo o seu blog com muito prazer e te convido a me seguir aqui no blog também. Visitar suas postagens é muito prazeroso pois falar de belos sentimentos sempre me deixa muito feliz, e com toda certeza te falo de coração que sou sua fã e do seu trabalho também que tanto admiro. Agora você pode entrar no meu blog quando quiser e será um prazer te receber, termino te deixando o meu carinho, desde já te desejando sempre muito sucesso no seu trabalho meu querido amigo Laerte tudo de bom, abraços fortes de sua amiga! Elaine.

      Excluir