sábado, 23 de junho de 2018

Tweed- Tecido para o Inverno


Hoje vou falar um pouco de um tecido muito utilizado por vários estilistas famosos no inverno e dar dicas de como usá-lo para se aquecer nessa estação do ano que deixa, não só nós mulheres, mas também os homens, muito mais elegantes. 

Tweed - Criado há mais de três séculos, é um tecido indispensável no inverno e um dos materiais mais reinterpretados por estilistas contemporâneos. O Tweed é um tecido clássico, feito de lã de diferentes padronagens formando uma trama com textura áspera, mas existe vários tipos de tweeds, alguns com fios macios e suaves, outros com fios mais duros e resistentes, em duas ou três tonalidades diferentes. 


O nome Tweed se refere ao rio Tweed que fica na Escócia. A região era um grande centro têxtil no século 19 e o tecido, uma mistura rústica de lã e alguns outros materiais. O Tweed era o queridinho da estilista Coco Chanel, com ele ela fazia diversos casacos, jaquetas e ternos transformando os  tecidos pesados voltados para os modelos masculinos, em algo mais leve e delicado fazendo modelos mais lindos e cobiçados pelas mulheres da época para se aquecer nos invernos.


















Especialmente depois que as tecelagens descobriram panos com fios mais leves que a lã, mas com o mesmo resultado final, o tecido Tweed entrou pra lista dos que mais favorece a qualquer formato de corpo, estabelece boa base para outras peças se destacar e combina com todas as silhuetas.


Inicialmente o Tweed era feito em tear manual, usando fios que eram tintos com corantes vegetais pelos habitantes das ilhas Barra, Harris, Lewis e Uist, no arquipélago das Híbridas, na Escócia.
durante a década de 1840, o uso do tecido atingiu o restante do Reino Unido. Antigamente ele era recomendado para as roupas usadas no campo, mas nunca saiu de moda, tendo grande destaque na moda os anos de 1940 e 1960. 


Além de ser um clássico, o Tweed pode estar presente em looks românticos, e até nos mais casuais. Por isso, os casacos podem acompanhar saias, shorts e vestidos com meia calça, mas também vão super bem com calças jeans ou legging. É um tecido muito utilizado na Europa e aqui no Brasil na região sul por ser mais fria, ele aquece muito bem. Por ser muito versátil o Tweed não está presente só em casacos, podendo ser confeccionado também, vestidos e saias.

5 comentários:

  1. Prezada amiga, em 1967 aproximadamente, tive um casaco ou paletó esporte de "tuíde" para usar no frio do Rio Grande do Sul onde cursei engenharia e o amava não só pelo conforto de sua proteção térmica, mas pela colateralidade dele agradar às meninas, àquele tempo, objeto de minha voracidade amorosa juvenil. Transposto à época e com a experiência do velho que sou, compus um soneto a ti, cujo teor é o amor - sentimento anímico e carnal que não consigo definir, mas que me invade sempre, graças a Deus. Espero que gostes. Grande abraço! Laerte.

    Eis o poema:

    O AMOR É LENITIVO

    Amor é sonho, é ar, é vida, é luz!...
    Do modo que ele for, será amor.
    Tudo redunda no mesmo teor,
    Sem teorias a dois corpos nus.

    O amor de Madalena por Jesus
    Ou outro que ame aquela que for
    Será amor - a luz superior
    Que à alma humana comove e a seduz.

    Amar é a certeza de estar vivo,
    Pela razão do amor ser o motivo
    Da transmissão de vida a outro ente.

    Amar é um atavismo primitivo.
    É a glória; a vocação e o lenitivo
    À condição de um animal ser gente.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu doce e encantador amigo Laerte.
      Que prazer em receber sua visita em minha página, só me deixa muito feliz, obrigada sempre.
      Adorei saber que o você usou casacos de Tweed e que arrasou com as meninas,namorou muito e tenho a certeza viveu grandes momentos.Concordo com você, esse casaco é muito quentinho, confortável e veste muito bem.
      Laerte como havia falado vou compartilhar este lindo soneto de sua autoria em minha coleção de mensagens de amor, Adorei você é mesmo um talento, as palavras não saem da sua boca, mas sim de sua alma o que é ainda mais precioso.Laerte você sempre tão gentil comigo e só tenho que agradecer todo este carinho e lhe pedir desculpas pela demora em te responder, mas pode ter certeza que sempre vou tirar um tempinho para a gente bater um delicioso papo e matar as saudades de ler suas poesias e crônicas que eu adoro, me despeço te desejando milhões de felicidades que os anjos te proteja hoje e sempre, beijos em seu lindo coração meu grande amigo. Um forte abraço Elaine

      Excluir
  2. Aqui estou e devolvo o carinho
    Que me deixaste lá no meu espaço.
    Muito obrigado Elaine! És um pedaço
    De luminoso céu do meu caminho.

    Eu ergo a ti uma taça de vinho
    Num brinde de alegria em que me faço
    Para externar meu afetivo laço
    De humanidade e luz onde me alinho

    Contigo como criatura humana
    De alma independente e soberana
    Capaz de ver no alheio um ser amigo.

    Eu retribuo a tua atenção
    Do mesmo modo. Minha gratidão!
    E saiba que minha alma está contigo!

    Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu doce e encantador amigo Laerte,Obrigado por permitir que a sua alma linda esteja comigo e quanto a taça de vinho eu brindo também em homenagem a nossa amizade que mesmo estando tão longe devo dizer que é um presente angelical, abrigado pelas doce palavras de carinho receba o meu abraço caloroso.
      Elaine

      Excluir
  3. Elaine, novamente, aqui te trago
    O meu abraço de agradecimento,
    Pois no meu coração, tu tens assento
    Ladeado por meu fraterno afago!

    Irmã de alma irmã, aqui te pago
    Em retribuição, de sentimento,
    Tua visita ao eu espaço, atento
    Ao teu carinho atento e nada vago.

    Somos irmãos de alma, minha irmã!
    E uma amizade terna, franca e sã
    Há de estreitar os nossos doces laços

    De solidariedade, e amanhã
    Retornarei aqui como o teu fã
    Mais verdadeiro com novos abraços.

    Tudo de bom, querida amiga! Cordialmente. Laerte.

    ResponderExcluir