Hoje vou falar um pouco de um tecido muito utilizado por vários estilistas famosos no inverno e dar dicas de como usá-lo para se aquecer nessa estação do ano que deixa, não só nós mulheres, mas também os homens, muito mais elegantes.
Tweed - Criado há mais de três séculos, é um tecido indispensável no inverno e um dos materiais mais reinterpretados por estilistas contemporâneos. O Tweed é um tecido clássico, feito de lã de diferentes padronagens formando uma trama com textura áspera, mas existe vários tipos de tweeds, alguns com fios macios e suaves, outros com fios mais duros e resistentes, em duas ou três tonalidades diferentes.
O nome Tweed se refere ao rio Tweed que fica na Escócia. A região era um grande centro têxtil no século 19 e o tecido, uma mistura rústica de lã e alguns outros materiais. O Tweed era o queridinho da estilista Coco Chanel, com ele ela fazia diversos casacos, jaquetas e ternos transformando os tecidos pesados voltados para os modelos masculinos, em algo mais leve e delicado fazendo modelos mais lindos e cobiçados pelas mulheres da época para se aquecer nos invernos.
Especialmente depois que as tecelagens descobriram panos com fios mais leves que a lã, mas com o mesmo resultado final, o tecido Tweed entrou pra lista dos que mais favorece a qualquer formato de corpo, estabelece boa base para outras peças se destacar e combina com todas as silhuetas.
Inicialmente o Tweed era feito em tear manual, usando fios que eram tintos com corantes vegetais pelos habitantes das ilhas Barra, Harris, Lewis e Uist, no arquipélago das Híbridas, na Escócia.
durante a década de 1840, o uso do tecido atingiu o restante do Reino Unido. Antigamente ele era recomendado para as roupas usadas no campo, mas nunca saiu de moda, tendo grande destaque na moda os anos de 1940 e 1960.
Além de ser um clássico, o Tweed pode estar presente em looks românticos, e até nos mais casuais. Por isso, os casacos podem acompanhar saias, shorts e vestidos com meia calça, mas também vão super bem com calças jeans ou legging. É um tecido muito utilizado na Europa e aqui no Brasil na região sul por ser mais fria, ele aquece muito bem. Por ser muito versátil o Tweed não está presente só em casacos, podendo ser confeccionado também, vestidos e saias.
Prezada amiga, em 1967 aproximadamente, tive um casaco ou paletó esporte de "tuíde" para usar no frio do Rio Grande do Sul onde cursei engenharia e o amava não só pelo conforto de sua proteção térmica, mas pela colateralidade dele agradar às meninas, àquele tempo, objeto de minha voracidade amorosa juvenil. Transposto à época e com a experiência do velho que sou, compus um soneto a ti, cujo teor é o amor - sentimento anímico e carnal que não consigo definir, mas que me invade sempre, graças a Deus. Espero que gostes. Grande abraço! Laerte.
ResponderExcluirEis o poema:
O AMOR É LENITIVO
Amor é sonho, é ar, é vida, é luz!...
Do modo que ele for, será amor.
Tudo redunda no mesmo teor,
Sem teorias a dois corpos nus.
O amor de Madalena por Jesus
Ou outro que ame aquela que for
Será amor - a luz superior
Que à alma humana comove e a seduz.
Amar é a certeza de estar vivo,
Pela razão do amor ser o motivo
Da transmissão de vida a outro ente.
Amar é um atavismo primitivo.
É a glória; a vocação e o lenitivo
À condição de um animal ser gente.
Olá meu doce e encantador amigo Laerte.
ExcluirQue prazer em receber sua visita em minha página, só me deixa muito feliz, obrigada sempre.
Adorei saber que o você usou casacos de Tweed e que arrasou com as meninas,namorou muito e tenho a certeza viveu grandes momentos.Concordo com você, esse casaco é muito quentinho, confortável e veste muito bem.
Laerte como havia falado vou compartilhar este lindo soneto de sua autoria em minha coleção de mensagens de amor, Adorei você é mesmo um talento, as palavras não saem da sua boca, mas sim de sua alma o que é ainda mais precioso.Laerte você sempre tão gentil comigo e só tenho que agradecer todo este carinho e lhe pedir desculpas pela demora em te responder, mas pode ter certeza que sempre vou tirar um tempinho para a gente bater um delicioso papo e matar as saudades de ler suas poesias e crônicas que eu adoro, me despeço te desejando milhões de felicidades que os anjos te proteja hoje e sempre, beijos em seu lindo coração meu grande amigo. Um forte abraço Elaine
Aqui estou e devolvo o carinho
ResponderExcluirQue me deixaste lá no meu espaço.
Muito obrigado Elaine! És um pedaço
De luminoso céu do meu caminho.
Eu ergo a ti uma taça de vinho
Num brinde de alegria em que me faço
Para externar meu afetivo laço
De humanidade e luz onde me alinho
Contigo como criatura humana
De alma independente e soberana
Capaz de ver no alheio um ser amigo.
Eu retribuo a tua atenção
Do mesmo modo. Minha gratidão!
E saiba que minha alma está contigo!
Grande abraço. Laerte.
Olá meu doce e encantador amigo Laerte,Obrigado por permitir que a sua alma linda esteja comigo e quanto a taça de vinho eu brindo também em homenagem a nossa amizade que mesmo estando tão longe devo dizer que é um presente angelical, abrigado pelas doce palavras de carinho receba o meu abraço caloroso.
ExcluirElaine
Elaine, novamente, aqui te trago
ResponderExcluirO meu abraço de agradecimento,
Pois no meu coração, tu tens assento
Ladeado por meu fraterno afago!
Irmã de alma irmã, aqui te pago
Em retribuição, de sentimento,
Tua visita ao eu espaço, atento
Ao teu carinho atento e nada vago.
Somos irmãos de alma, minha irmã!
E uma amizade terna, franca e sã
Há de estreitar os nossos doces laços
De solidariedade, e amanhã
Retornarei aqui como o teu fã
Mais verdadeiro com novos abraços.
Tudo de bom, querida amiga! Cordialmente. Laerte.